domingo, 27 de abril de 2014

Fluir, deixar fluir

Balanço de uma semana de 4 dias. Saldo positivo, em que termino com um valente torcicolo. Está cada vez mais recorrente, nem a caminhada da manhã ajudou. Mas, ter três dias para respirar, sentir a um compasso sossegado. Ser surpreendida por um olhar que brilha e me escuta, o qual vou aos poucos descobrindo, sem nunca sequer ter imaginado que ali tinha cor ou vida. É bom, muito bom. Continuarei neste meu ritmo, vagaroso e parado. Que me desculpe este meu sentir que aos poucos se despe de medos e ansiedades, foram muitos os meses e anos de puro desencontro e distância de mim mesma, agora que aproximo de mim, não quero perder-me. Tem paciência, que haverá tempo para descobertas, sejam elas quais forem. Não sei sequer se levará a algum lado, mas voltar a vestir este meu ar de menina, que se avermelha aquando palavras são proferidas, o olhar que despe e contorna o carinho. É bom, muito bom. E fazer aquilo que tantas vezes digo aos outros. Fluir, deixar fluir. E respirar, não esquecer, que é importante.




Hoje, apesar do maldito torcicolo, da moínha infernal que trago desde que acordei, e lamentavelmente levarei para dormir comigo, fiz um belo de um risotto de farinheira, que até a mais nova se lambeu, comeu sem um ai. aprovado, e a repetir. Pena as dores.

Preparação

1 farinheira 
300 g de arroz carolino
250 g de brócolos congelados 
1 cebola
1 L de água
1,5 dl de vinho branco 
4 colheres (sopa) de azeite 
2 colheres (sopa) de manteiga 
1 caldo de carne 
100 g de queijo emmental ralado 
Salsa picada
Sal q.b.
Pimenta  q.b.


Leve ao lume um tacho com um litro de água e deixe ferver. Junte o caldo de carne.
Descasque a cebola, pique-a e deite-a num tacho. Junte o azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia.
Junte o arroz e mexa bem, até ficar quente e brilhante. Acrescente a farinheira sem a pele, desfeita em pequenos pedaços e misture.
Junte o vinho, mexa e deixe cozinhar até o vinho evaporar. Adicione o caldo de carne aos poucos, mexendo de vez em quando.
Quando o arroz começar a ficar cozido junte os brócolos, misture e deixe cozinhar mais cinco minutos. Adicione a manteiga, o queijo ralado e misture.
Verifique o sal, junte uma pitada de pimenta e sirva o risotto bem cremoso, polvilhado com salsa picada

receita tirada daqui 

Sem comentários: