terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Para o jantar



O tempo urge que é um disparate deste lado do meu mundo. Fiz umas compras, poucas, e fui buscá-la ao final do dia. No caminho fui debitando o que poderia fazer hoje para o jantar. Normalmente faço este exercício na véspera, mas como estou com tempo durante esta semana, o compasso é diferente. Costumo visualizar os ingredientes que tenho em casa, e o que posso fazer para que não me leve eternidades, pois já sei que a fome aperta e a tolerância a resistir é pouca. Escolhi couscous de açafrão com feijão em molho de tomate e ovos escalfados. O resultado, uma delícia.

Receita:
1 copo de água
1 copo de couscous
1 colher de chá de açafrão
1 1/2colher de sobremesa margarina de alho.
1 lata de feijão vermelho
1 lata de tomate cortado em pedaços
cebola
1 folha de louro
Azeite
pimenta q.b
pimentão em pó q,b
2 colheres de café de açúcar
3 ovos (ou mais, de acordo com o pretendido)
Não tinha ervas pelo que não coloquei, mas pode-se colocar coentros ou basilicum no final do prato

Fervi um copo de água com uma pitada de sal, o açafrão , e a margarina de alho. Aquando fervida juntei-lhe 1 copo de couscous, desliguei o lume e tapei o tacho. 
À parte, num tacho coloquei pedacinhos de cebola finamente cortada com um fio de azeite e uma folha de louro, após alourar juntei pedaços de tomate cortado (comprei já enlatado e cortados em pedacinhos), depois juntei o feijão vermelho, uma pitada de pimentão e pimenta, deixei marinar. Para não ficar tão ácido, juntei 2 colheres de sobremesa de açúcar. Após cozinhar um pouco, abri 3 ovos e deixei escalfar um pouco. Tapei o tacho e apaguei o lume. Deixei repousar um pouco e ficou delicioso. Até a mais nova comeu sem reclamar.

*Imagem retirada daqui

Sem comentários: