quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Desejos de fim de ano


Normalmente vem o último dia do mês de Dezembro e andamos meio tontos em busca de desejos por realizar. Para o ano é que é, para o ano faremos o que não fizemos no ano anterior. Enchemos-nos de espírito do bem e desenhamos listas, planos, direcções. A questão é quando não há nada disso nem lista nem plano nem direcção. Há uns anos a esta parte deixei de fazer listas planos e insistir numa direcção. Confesso que ao longo de 365 dias do ano flutuo em momentos de angústia, pesar, alegria, dor, lágrimas, gargalhadas, risos, apertos no coração, porque isto é giro o de fazer listas, e efectivamente precisamos de sentir a esperança no concretizar de algo, aplicar num hoje, parar de deixar para um amanhã que não existe e ir aos poucos desenhando o viver, mas a verdade é que a vida surpreende, arremessa com a sua grandiosidade e estraga (por vezes) os tais planos fofinhos, as listas sincronizadas com os aparelhos que ditam as regras desta correria a que chamamos de vida real, e pouco ou nada nos adianta achar que a vida vai ser como a desejámos às 12 badaladas de uma noite de fim de ano. Não tenho planos, mas tenho sonhos, ainda não fiz a lista das prioridades, mas tenho uma pelo menos, ser feliz em cada hora que passo. Não é fácil, a vida real apresenta-me contas, obrigações, caminhos que por vezes preferia evitar, mas estão lá, não há como fugir. Resta-me ter em mim a esperança de mudar por dentro aquilo que sei que tenho de mudar e ir desenhando um sentir e viver à medida que o mês se vai aproximando, sem me sentir a desesperar quando este traz aquela surpresa que não queria, aquela notícia que não desejava, e agradecer estar por aqui...agora...sem listas, sem planos para ser isto ou aquilo, fazer isto ou aquilo. Eu sei, sentir que se caminha feliz de coração cheio requer disciplina, vontade, esforço e dedicação (ainda não atingi a primazia da coisa), e isso já é o quanto baste para quando se estiver a desenhar uma qualquer lista de 'coisas' a concretizar neste novo ano que se avizinha, se sinta que até se ruma a algum lado com o sentido certo.

Sem comentários: