sábado, 18 de janeiro de 2014
Bolo
Hoje foi dia de bolo. Adoro misturar ingredientes, deixar os ditos incorporarem-se uns nos outros e sentir o aroma que vai saindo. É uma das minhas terapias. Cozinhar. Inventar. E também, claro, saborear o que saiu de um momento de interioridade plena. Também tenho momentos em que a chamo para perto de mim, e fazemos pratos a 4 mãos.
Receita:
4 ovos
2 copos de açúcar amarelo
1 1/2 de farinha
1 colher (chá) de fermento
1 laranja grande
1/2 copo de óleo de girassol
1 colher (café) aroma de baunilha *
1/2 copo de amêndoas moídas grossamente
*opcional
Bater os ovos inteiros juntamente com o açúcar até criar um creme homogéneo. Juntar o sumo de laranja e o aroma de baunilha. Bater novamente. Juntar o óleo, a farinha e o fermento e envolver tudo até a massa ficar consistente e com aspecto de pequenas bolhas.
Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC {para mim é sempre complicado transmitir uma receita, quantidades e tempos, pois faço quase tudo a olho} cerca de 30 minutos sensivelmente. O ideal é ir espreitando para ver se já está pronto, com a ajuda de um palito. Depois caso se pretenda fazer uma cobertura com leite condensado e sumo de meio limão {criando uma cobertura ligeiramente espessa}. E por fim, após cobrir o bolo, decorar a gosto com o que se tiver em casa.
O resultado, além de umas quantas calorias a mais nas zonas que não queremos, é a delícia de momentos únicos de prazer bem juntinho de quem gostamos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário